Campo de Ourique tem a fama e o proveito de ser uma espécie de aldeia citadina em Lisboa, onde o sentido de comunidade está bem vivo e presente, entre moradores e comércio local. Viver em Campo de Ourique permite estar entre o pulmão da cidade – Monsanto – e as icónicas torres das Amoreiras. Uma vida numa das zonas mais tranquilas da capital luminosa.
Em Campo de Ourique é possível passear a pé pelas ruas e encontrar tudo o que se procura – da gastronomia à cultura, sem esquecer as boutiques e lojas de moda, encontrando aqui mil e uma razões para se apaixonar pela vida deste bairro. Dos clássicos de sempre aos espaços com cheiro “a novo”, o bairro lisboeta oferece a plenitude do bom viver, entre padarias e gelatarias, choco frito no prato de um restaurante, um café italiano e livrarias com história e tradição.
Viver em Campo de Ourique quase nos faz entrar na vida de Fernando Pessoa. Foi aqui que o mediático e conturbado poeta viveu, trazendo a brisa cultural que ainda hoje se respira em Campo de Ourique. O nº 16 da Rua Coelho da Rocha acolheu Fernando Pessoa e, muito provavelmente, também os seus heterónimos. O bairro trouxe inspiração à obra do autor português, cujo edifício foi remodelado para se tornar num espaço cultural: “Casa Fernando Pessoa”.
Campo de Ourique respira a literatura que marcou gerações e continua a marcar a comunidade. Desde a Livraria Baobá, onde a ilustração é rainha, para crianças e adultos, à mítica Livraria Ler, que começou num sonho e hoje continua vivaça pelas mãos da sua família. E já que falamos de histórias, foi no Bar “A Paródia” que a Filipa Carlos nos deu a melhor descrição sobre os encantos deste bairro lisboeta e alguns segredos que aqui se guardam.
“Viver em Campo de Ourique é uma experiência única! Escolhemos viver neste bairro em 2010 e até agora, tem provado ser a melhor decisão de sempre. Uma autêntica aldeia, no centro de Lisboa, onde podemos encontrar todo o tipo de comércio, segurança e muitos espaços de ar livre e lazer. Um bairro eclético e único, onde todas as gerações se cruzam em perfeita harmonia. É um privilégio viver aqui!” As palavras inspiradoras da Filipa são o retrato testemunhado por quem vive esta comunidade única.
Campo de Ourique é uma imensidão de experiências que seduzem portugueses e estrangeiros que visitam o Bairro à procura do que tanto ouvem falar, sejam livrarias, cafés, restaurantes, boutiques ou a lembrança do que outrora foi o Cinema Europa – um dos edifícios emblemáticos do bairro que, inaugurado na década de 1930, encheu os olhos e as noites de emoção para quem escolheu viver em Campo de Ourique.
Como o cinema, também o bairro é icónico desde que nasceu. Campo de Ourique desde sempre incutiu a cultura das tertúlias e convívios em família. “Café Latino”, “A Tentadora”, “Ruacaná” ou “O Canas” são exemplos de locais onde nasceu o sentido de comunidade que hoje vemos em quem escolheu viver em Campo de Ourique.
Foi no bairro de Campo de Ourique que começou o movimento revolucionário de 5 de Outubro de 1910, de implantação da República. Há museus e jardins, onde muitas famílias cultivam momentos e memórias para mais tarde recordar. As fotografias falam pelas recordações e contam as histórias de como foi e é bom viver em Campo de Ourique. Será amor à primeira vista ou uma paixão que nunca se apaga?
Viver em Campo de Ourique é sentir o pulsar da cidade com a familiaridade de uma aldeia. É juntar cultura, política e história, ao pé dos restaurantes e lojas mais trendys da capital. Tudo convive bem perto deste tão eclético como simpático, bairro de Lisboa. Campo de Ourique é um estilo de vida.