Coldwell Banker

Histórias de Valor #2 – Marco Ribeiro: liderança com base em valores comuns

Written by geral | Sep 1, 2025 10:48:47 AM

 

Na rubrica Histórias de Valor, damos voz a profissionais cuja dedicação, visão e compromisso são exemplos de excelência na Coldwell Banker Portugal.

Marco Ribeiro, broker da Coldwell Banker Class, é um desses profissionais. Com mais de duas décadas de experiência no setor, lidera uma agência que tem vindo a consolidar a sua presença numa das zonas mais dinâmicas da capital, o Parque das Nações. Esta é uma história de crescimento construída com base em relações humanas, uma visão estratégica e uma cultura empresarial alinhada com os valores da marca.

 

UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU HÁ 21 ANOS

“Se calhar já era Coldwell Banker nessa altura, mas não sabia.”

Marco fundou a sua agência em 2004, no Parque das Nações, e foi construindo uma reputação local pelo profissionalismo da sua operação. Com o tempo, e perante o crescimento e a exigência do mercado, sentiu que era necessário dar um novo passo: associar-se a uma marca global que partilhasse os seus princípios. Foi assim que, em 2020, a agência passou a integrar a rede Coldwell Banker.

A decisão foi tão estratégica quanto intuitiva. Marco conhecia a Coldwell Banker desde 2008, altura em que teve o primeiro contacto com a marca num salão imobiliário em Espanha. Ficou desde logo impressionado. Quando a marca entrou em Portugal, surgiu a oportunidade de se juntar a esta rede com 119 anos de história e presença mundial.

“Representar uma marca como a Coldwell Banker é uma grande responsabilidade. É uma marca com mais de 100 anos de história e sucesso comprovado. É um orgulho fazer parte desta história de crescimento.”

 

ALINHAMENTO DE VALORES

Para Marco Ribeiro, mais do que dimensão ou prestígio, o que distingue a Coldwell Banker é a sua proposta de valor centrada na ética, na qualidade e na consultoria.

“Hoje, não é só mediação. Temos de fazer mais do que isso: há também a consultoria imobiliária. As empresas e os profissionais que tiverem essa organização e essas ferramentas serão aqueles que vão conseguir adaptar-se melhor e ter um bom desempenho.”

A visão de Marco vai ao encontro do posicionamento da marca: uma imobiliária que valoriza a expertise local, a integridade e a transparência em todas as interações. É por isso que a campanha “É de Valor” teve, segundo o próprio, um impacto tão positivo junto dos seus clientes e equipa, ao reforçar não só a notoriedade da agência, como também a proximidade e a confiança junto do mercado.

 

APOIAR E RETER TALENTO

Enquanto líder, Marco assume um papel ativo na retenção e valorização dos seus consultores. Acredita que o sucesso da agência está diretamente ligado à forma como investe na equipa.

“Não nos focamos na quantidade, mas na qualidade. Eu costumo dizer: primeiro as pessoas, depois vem o negócio e o crescimento.”

A aposta em formação, tecnologia e marketing, combinada com uma liderança próxima e orientada para as pessoas, cria um ambiente onde o talento pode florescer e o negócio se desenvolve de forma sustentável.

 

OLHAR PARA O FUTURO COM CONFIANÇA

Depois de ultrapassar os desafios da pandemia e consolidar a operação no Parque das Nações, Marco está focado em continuar a crescer com qualidade – sempre com os valores da marca como bússola.

Recomenda a Coldwell Banker a todos os profissionais que procuram uma marca sólida, diferenciadora e alinhada com uma visão de futuro baseada em excelência, inovação e compromisso.

“Esta é uma marca com valores e uma forma de estar diferente no mercado. É importante que a pessoa, quando se junta a uma marca, tenha orgulho de a representar.”

Veja a entrevista completa no nosso canal de YouTube.