Com a chegada de outubro e a entrada no último trimestre do ano, o mercado imobiliário português volta a acelerar. O final do verão é um momento de reorganização e de foco estratégico para alinhar processos e maximizar resultados. A Coldwell Banker Portugal partilha uma checklist com prioridades para um último trimestre de excelência.
Revisão de objetivos e resultados do ano até agora
Até ao final de setembro de 2025, o setor imobiliário em Portugal manteve uma trajetória de valorização e crescimento. Mas há sempre espaço para melhorar, e esta altura do ano é particularmente propícia para fazer uma avaliação da estratégia adotada no sentido de fazer os ajustes necessários.
Este é, portanto, o momento certo para cada agência e consultor analisarem os resultados obtidos até ao momento, identificando quais as áreas que precisam de reforço para ganhar maior tração no último trimestre.
Pipeline atualizado e novas oportunidades
Um portefólio ativo e bem qualificado é a base para um trimestre sólido. Embora as agências e os consultores tenham áreas geográficas de especialidade, o crescimento do negócio não coincide necessariamente com essa delimitação. Há novos concelhos e freguesias onde podem ser encontradas novas oportunidades de negócio, e o crescimento pode e deve ser sinónimo de diversificação de leads.
Este momento de entrada no último trimestre é a altura ideal para atualizar bases de dados, rever oportunidades e identificar clientes com maior predisposição para fechar negócio ainda em 2025.
Presença digital como fator competitivo
O fitness online consolidou-se como um dos principais diferenciais do setor. Os clientes não só priorizam agências e consultores com pegada digital – porque esta lhes dá provas de valor e trabalho –, como valorizam as ferramentas online que possam facilitar a pesquisa, o contacto e a relação durante o processo de mediação.
No mercado português, a apresentação cuidada das propriedades, desde a fotografia de alta qualidade ao copywriting diferenciado, contribui para reforçar um posicionamento premium. Este é o momento perfeito para rever descrições, otimizar campanhas digitais e garantir que todos os canais estão alinhados com a estratégia para a reta final.
Campanhas de captação para o último trimestre
O último trimestre do ano é especialmente dinâmico no mercado imobiliário. Proprietários que desejam vender antes do final do ano e compradores que querem garantir condições ainda em 2025 representam uma parte significativa da procura nesta reta final.
Há, por isso, uma oportunidade particularmente frutuosa de executar campanhas de captação de leads e de clientes nesta altura do ano. Mantenha-se ativo e atento ao mercado, aposte numa estratégia de proximidade e saiba capitalizar o interesse dos clientes que aproveitam o pós-férias para retomar ou iniciar negócios.
Do fecho de 2025 ao arranque de 2026
O final de setembro e a chegada de outubro representam um marco estratégico no calendário imobiliário. Rever resultados, qualificar o pipeline, reforçar a presença digital, apostar na inovação e lançar campanhas orientadas para o fecho de 2025 são passos fundamentais para entrar no último trimestre com confiança.
Mais do que encerrar um ciclo, este é o momento de preparar o próximo. A forma como o último trimestre é trabalhado determinará não só o balanço de 2025, mas também o impulso com que se inicia 2026. E, durante todo este processo, os consultores imobiliários são a peça fundamental, transformando estratégias em resultados e consolidando relações de confiança com clientes e comunidades.