A Coldwell Banker procedeu a um rebranding ao fim de 40 anos. A Marketing Director da imobiliária em Portugal justifica-o com a necessidade de ter uma imagem que acompanhasse a aposta da marca em ferramentas inovadoras. Catarina Alves Ribeiro destaca uma transformação de “portas abertas”, que envolveu equipas e clientes, e que se foca no ícone visual da rede – a estrela.
Briefing | A Coldwell Banker mantinha a mesma imagem há 40 anos. O que motivou o rebranding agora?
Catariana Alves Ribeiro | A Coldwell Banker é uma empresa pioneira no setor imobiliário, tanto pelo modelo de negócios que implementa, como pela tecnologia que desenvolve e em que aposta para melhor responder às necessidades de toda a rede e principalmente dos seus clientes. Esta aposta em ferramentas inovadoras não faria qualquer sentido se a imagem da marca não a acompanhasse. Por essa razão, e para melhor transmitir este posicionamento enquanto estrela que guia o setor imobiliário e os clientes que confiam em nós, a Coldwell Banker decidiu que seria a altura mais propícia para afirmar e representar uma empresa moderna e inovadora, que respeita a sua herança e se concentra no futuro com confiança.
O que contemplou a renovação da identidade da marca?
A Coldwell Banker foi uma das poucas marcas que avançou com um rebranding completamente transformador de um logótipo com presença no mercado e reconhecimento há mais de 40 anos. Esta mudança foi feita de “portas abertas” e envolvendo mais do que apenas a equipa de marketing da empresa. O processo foi evoluindo em construção com as equipas ao nível mundial e em conjunto com os clientes, revelando lealdade, confiança e principalmente transparência no mercado. Mesmo abdicando do fator surpresa no mercado, o rebranding da Coldwell Banker é um caso de sucesso mundial.
O resultado foi uma transformação inovadora, que destaca o ícone visual que nos diferencia – a estrela. Por um lado, porque a estrela de cinco pontas é uma marca reconhecida de excelência, que simboliza a qualidade do serviço que prestamos desde 1906; por outro, porque, ao longo da história, a Estrela do Norte foi o farol que os exploradores usaram para os guiar até ao lugar pelo qual mais ansiavam chegar – a casa. Posicionada acima do CB – sigla da Coldwell Banker que está presente no logo –, a Estrela do Norte significa que estamos a definir e a indicar o caminho às pessoas há mais de um século. Mais do que qualquer outra marca imobiliária. Por último, mantivemos o nosso azul, enquanto redefinimos o retângulo, que deu forma a um quadrado mais compacto – um perfil pensado para ser mais adequado e adaptado a mobile.
Sabemos que um rebranding não é um processo simples que possa ser concluído de um dia para o outro. Por essa razão, a estrutura, que foi desenhada para que todos os países acompanhassem esta mudança em simultâneo, exigiu a presença de representantes de cada país, em reuniões na sede da Realogy, em New Jersey. Após estas reuniões, foram criados procedimentos de partilha de informação e acompanhamento interno por cada um dos países, para não só integrar a informação chegada dos Estados Unidos, como também para a adaptar ao mercado de cada um.
E de que modo ajustou a sua comunicação no último ano?
Em Portugal, fomos assumindo, ao longo de 12 meses, a nova imagem em materiais de marketing offline e online. Renovámos o website, atualizámos o look&feel das nove agências e assumimos uma missão diferente: “Empower our people to leave their mark on the world of real estate”, uma vez que temos a missão de deixar a nossa marca no mercado imobiliário.
Ao interiorizar esta missão e a nova identidade, fomos levando a nova imagem aos nossos consultores e afiliados de forma progressiva e com um deadline de 12 meses, para que toda a mudança pudesse ser realizada de forma possível e coerente.
Diferentemente dos outros países onde a Coldwell Banker está presente, em Portugal esta rede é relativamente recente, razão que nos orientou para uma estratégia de comunicação também ela diferente. O foco no rebranding não seria o mais estratégico, mas, sim, o foco na marca e no seu propósito, na sua história e no seu poder no setor imobiliário. Por essa razão, a nossa visão direcionou-se para a estrela – o elemento que mais poder representa, não apenas por ser reconhecido e associado a sucesso, mas também pelo seu significado enquanto guia e pioneiro no mercado. Após esta adaptação e comunicação, demos mais um passo e a transição para o rebranding foi feita no início de 2021.
Por sermos uma empresa pioneira e que pretende estar perto do seu cliente, envolvemos toda a rede num projeto que se direciona para os bairros, fazendo contacto com quem lá vive e com quem aposta em negócios locais, pretendendo assim uma reaproximação da comunidade que tanto caracteriza estes bairros e as regiões onde as agências da Coldwell Banker estão presentes. A comunicação está essencialmente focada neste voto de confiança e nas relações que os clientes têm connosco.
O que trará a marca de novo ao mercado em 2021?
A Coldwell Banker ainda tem muitas novidades para revelar em 2021, novidades essas que, para já, ainda não podemos desvendar.
Em jeito de conclusão, importa, acima de tudo, reiterar que a aposta da Coldwell Banker em Portugal irá passar cada vez mais, e como já referido, pelas pessoas e pelos bairros. A proximidade e a envolvência são a nossa principal missão. Por isso mesmo, a ligação aos residentes e empreendedores locais é imperativa para a marca, pois não só temos uma melhor perceção dos principais benefícios de se viver em bairros, como podemos ser também um testemunho fundamental para novos residentes.
Fonte: briefing.pt
O recurso à tecnologia no setor imobiliário está…
Nos últimos anos, a sustentabilidade tornou-se uma tendência…
Nos últimos anos, a reabilitação urbana tem-se afirmado…
O metaverso, um universo virtual 3D partilhado, está…
A Coldwell Banker, ao longo de cinco anos…
A Coldwell Banker Portugal celebra o seu 5.º…
As casas inteligentes de hoje, também conhecidas como…
Porque as agências e consultores imobiliários são fazedores…
A contagem de votos dos emigrantes confirmou os…
A Coldwell Banker Portugal reforça a sua presença…
No ano de 2023, registou-se algum abrandamento económico…
A questão da concentração de riqueza é um…
O ano de 2024 arrancou com inúmeras incertezas…
No ano de 2023, registou-se algum abrandamento económico…
O arranque do ano parece indicar que o…
O mercado imobiliário de luxo verificou uma dinâmica…
Se é consultor imobiliário, há algo do qual…
Com os resultados de 2023 apurados, olhamos para…
“O imobiliário foi uma porta que se abriu…
A Coldwell Banker Portugal inicia o ano com…
Negociar no mundo imobiliário é uma arte. Para…
A Coldwell Banker organiza para si os principais…
Se está a pensar tornar-se consultor imobiliário, provavelmente,…
Há desafios que se impõem quando o objetivo…
No mercado imobiliário, dominar a arte do copywriting…
Nos últimos anos o mercado imobiliário em Portugal…
Iniciar uma carreira como consultor imobiliário pode ser…
As férias foram ótimas e as baterias estão…
À procura de desbloqueadores de conversa para o…
A Coldwell Banker Portugal é uma LEARNING ORGANIZATION…
As newsletters são uma das melhores ferramentas à…
A Coldwell Banker Portugal acaba de anunciar o…
O ano avança e as tendências atualizam-se. Para…
Sendo uma das marcas mais reconhecidas no setor…
O mercado imobiliário é como uma montanha-russa: por…
A Coldwell Banker Portugal marcou presença naquele que…
Antigamente, o segredo para vender uma casa era…
Se está a pensar vender a sua casa,…
Muitas são as questões que surgem na altura…
Não é um conceito retirado de um filme…
Com uma média de três casas vendidas por…
O valor médio de transação por compradores não…
O EVENTO VAI DECORRER DE 22 A 24…
O PREÇO MEDIANO DA HABITAÇÃO AUMENTOU EM TODAS…
O recente relatório “Portuguese Resorts Market Report” assinala…
Aumentou para 62% o número de empresas que…
As construtoras e promotoras imobiliárias têm de preparar-se para tempos…
A procura de casa no interior do país…
Durante o primeiro semestre de 2022, esta faixa…
Pela primeira vez Portugal vence Itália, Espanha e…
Quanto mais caras melhor. O mercado de luxo…
De acordo com Rubio, Portugal continua a estar…
Desde 2017, a coleta do Imposto Municipal sobre…
O edifício Skyline de 28 andares será construído…
Entre 2011 e 2021, este mercado registou um…
O número de transacções de casas em Portugal…
COPIP: "é preciso dar aos portugueses mais habitação,…
Avaliação bancária na habitação sobe 24 euros em…
Preços das casas em Portugal cresceram 12,9% no…
Exibindo níveis de atividade cada vez mais elevados,…
O Franchising tem vindo a crescer no mundo…
O dinamismo do mercado imobiliário, que nem a…
Apesar dos grandes desafios dos últimos anos, o…
Dez mil bitcoins por duas pizzas familiares. Pode…
De acordo com o The Mirror, a Princesa…
A edição de 2023 já tem data agendada…
Só Roma e Londres superam a capital portuguesa.…
Depois de um trimestre da entrada em vigor…
O pagamento da primeira prestação do IMI termina…
Da substituição de janelas às energias renováveis: Portugal…
O imposto é calculado e cobrado pela AT,…
O baixo custo de vida e a atração…
Acreditamos que 2022 vai ser também um ano…
A TAN (Taxa Anual Nominal), TAEG (Taxa Anual de Encargos…
O futuro das casas é digital. A quarta revolução…
Uma colaboração entre a Câmara Municipal do Porto…
Atributos da capital seduzem cidadãos internacionais, que em…
Começa hoje a IX edição da Semana da…
Regulamento Notários vão receber instruções para poderem fazer…
O setor imobiliário mantém-se atrativo em contexto de…
Dinasmismo do mercado imobiliário e confinamentos levaram a…
Os Açores registaram cerca de 1,9 milhões de…
As cidades tornaram-se mais poderosas do que os…
O rescaldo do Brexit trouxe um aumento acentuado…
Ilana van Huyssteen-Meyer é a Vice-Presidente da Migronis…
"Parece uma escolha estranha, não parece?" Madonna desistiu…
A facturação da rede imobiliária da Coldwell Banker® em Portugal…
Um destino turístico da moda, mas não só.…
A Coldwell Banker vai chegar aos Açores no…
A Coldwell Banker procedeu a um rebranding ao…
A faturação da imobiliária Coldwell Banker Portugal cresceu…
A Coldwell Banker afirma querer reforçar o número…
Já está finalizada em Portugal a mudança de…
A Coldwell Banker, que se apresenta como “a…